Cinesioterapia Respiratória

 

A cinesioterapia respiratória, também conhecida como ginástica respiratória, visa a libertação de secreções acumuladas e a promoção da função respiratória normal.

A cinesioterapia é um conjunto de técnicas que ajudam na mobilização do tórax, proporcionando uma melhor ventilação pulmonar, assim como, uma drenagem das secreções.

É aplicada em todas as idades sendo de maior eficácia em bebés e crianças, pois estas, devido às particularidades do seu aparelho respiratório, estão mais expostas a infecções respiratórias que podem ter consequências graves para a sua função respiratória.

Em crianças aplica-se principalmente nas seguintes patologias:

* Bronquiolite.
* Pneumonia.
* Pneumopatia.
* Infecções respiratórias.
* Rinite alérgica.
* Asma brônquica.

 

1ª : avaliação por parte da terapeuta, auscultando os bebés, que depois fazem aerossol, para libertar a ranhoca acumulada no nariz e são novamente auscultados.

*2ª : terminado o aerossol vão fazer a ginástica respiratória, numa bola gigante, de barriga para cima, a terapeuta executa uma serie de pressões no tronco, de modo que as secreções acumuladas nos pulmões subam. Alguns bebés começam a chorar já nesta fase (por vezes já vêm a chorar do aerossol) outros adoram, que foi o caso do meu Diogo, que adorou e ria-se (por vezes era a única altura do dia em que o via visivelmente bem disposto). Nesta fase é bom chorar muito ou rir muito, ambas as situações favorecem a subida das secreções.
*3º: logo em seguida o bebé é imobilizado pela ajudante, ainda em cima da bola, e são-lhe aspiradas as secreções por meio de uma máquina eléctrica, que na extremidade tem um tubinho comprido, fino e maleável. Este tubo é enfiado ora no nariz, ora na boca, por vezes com soro injectado com uma seringa, e em breves minutos de profundo desespero para o bebé e pais incautos, tudo termina, com resultados visíveis. O bebé, mesmo chorando, está mais aliviado!
Não é aconselhável que o bebé coma pelo menos até duas horas antes da cinesioterapia pois pode vomitar.
A 3ª parte é terrível de suportar, da primeira vez, temos de nos lembrar continuamente que é para bem da criança e os profissionais sabem o que fazem.
Depois de algumas sessões até já preferia que a aspiração da ranhoca fosse feita lá, do que em casa que é mais traumática... o aspirador nasal é um instrumento de tortura para a criança, que os pais têm de aprender a manejar com destreza e sem hesitações.

*Equilibrium Gym- Drª Mara, todos os dias de tarde e sábados de manhã.
 291761766